Local Square
 
...
×

Crédito habitação: o que ter em atenção no caso dos juros subirem!

A inflação está instalada na zona euro e está a escalar ainda mais com a guerra na Ucrânia, ameaçando o crescimento económico europeu. O risco de estagflação está iminente. E poderá estar à espreita uma subida das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Europeu (BCE) para ajudar a colocar um travão ao aumento de preços.

“O aumento das taxas de juro poderá ser uma resposta a um aumento da inflação” que atingiu os 6,2% na União Europeia em fevereiro e os 5,9% na zona euro, começam por explicar os especialistas do idealista/créditohabitação, sublinhando que diversos eventos, como é o caso do recente conflito entre a Rússia e a Ucrânia, “poderão pressionar o BCE a ter que subir as taxas de juro já em 2022”.

“As famílias que tenham um orçamento mensal mais apertado são aquelas que devem efetuar uma maior reflexão sobre o tema, já que ficarão numa situação desconfortável se a subida da Euribor colocar a prestação dos seus empréstimos em patamar não comportáveis para o seu orçamento familiar, mesmo que no momento imediato possam ficar a pagar mais pela prestação do seu empréstimo”, explicam os mesmos especialistas.

Fonte: idealista.pt/news

2022-03-21